top of page
  • Renata Boa Sorte

Pandemia do coronavírus

Atualizado: 23 de fev. de 2021

Por: Cerqueira


A COVID-19 é uma doença causada pelo corona vírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.


Fonte: Google fotos- reprodução/Nieman

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos ou ter sintomas leves, e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Fonte: iStock- Google fotos

Febre, cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos podem ter dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Outros sintomas que podem aparecer: fadiga, dor articular, arrepios, náusea ou vômito, nariz entupido, tosse com sangue, olhos inchados, perda de olfato e/ou paladar, dores na caixa torácica, dentre outros.

Os cientistas da Universidade de Medicina de Nanjing (China) reportaram casos de pacientes que desenvolveram complicações urinarias e problemas renais agudos.

Fonte: Estado de Minas- Google fotos

Em crianças, onde a doença está menos frequente a covid-19 tem causado quadros inflamatórios "multissistêmicos" raros que assemelham a uma forma atípica da doença de Kawasaki ou uma síndrome de choque tóxico, que ataca as paredes das artérias e pode provocar uma falência dos órgãos. Os idosos são mais vulneráveis aos vírus, pois a partir dos 60 anos a capacidade do sistema imunológico tende a diminuir devido ao envelhecimento.

A covid-19 é transmitida por meio de secreções, gotículas de saliva, de catarro. Dessa forma, pode-se pegar a doença ao ter contato direto (apertar a mão, abraçar, beijar) uma pessoa contaminada ou até mesmo ao tocar em algum objeto (botão do elevador, caminhão, computador, caneta...),


Fonte: Google fotos- reprodução Frederic J. Brown/AFP

Para se prevenir da covid- 19 é necessário a lavagem das mãos constantemente, pois o sabão rompe a membrana de gordura que os vírus possui, fazendo com que "morram". Também é de suma importância ficar em casa, evitar aglomerações, utilizar máscaras, e utilizar álcool em gel nas mãos, sacolas, objetos e produtos do meio externo.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page